Quem me segue no Instagram, já sabe que sou a maior fã da Bonaveri, empresa italiana produtora de manequins para o varejo.
Mas não qualquer manequim: os melhores. Sempre que me é possível, seja um projeto no exterior ou aqui no Brasil, quando posso, uso Bonaveri.
Minha paixão é tamanha que já várias vezes indiquei para quem é VM, mas também vale para todos os interessados no assunto, uma visita ao show-room da Bonaveri em Milão.
É uma experiência única, parece muito mais um parque temático do que um show-room e é possível ter uma verdadeira aula sobre os tipos de manequim que existem e quais são mais indicados para cada negócio em particular.
Bom, eu fiz faculdade de arquitetura em Milão e foi exatamente na instituição que estudei, no Politecnico di Milano que, desde 2012, a Bonaveri e uma equipe de estudo de engenharia de produção estudava uma maneira de produzir um manequim biodegradável.
Para quem não sabe, os manequins rígidos, que generalizamos chamando-os de manequins de “plástico” são feitos de derivados de petróleo.
Eles levam uma eternidade para se degradar na natureza (entre 100 e 400 anos) e ainda impactam o meio ambiente com a enorme emissão de CO2 exigida na sua produção, o famoso dióxido de carbono, mais popularmente conhecido como o ultra poluente gás carbônico.
Pois no mês passado, a Bonaveri divulgou o lançamento de seu eco-manequim, produzido em BPlast, um material derivado em 72% da cana de açúcar e que recebe o acabamento com uma nova tinta, também desenvolvida pela Bonaveri, 100% de origem vegetal.
Assim, quando o eco-manequim chega ao fim de sua vida útil, ele leva cerca de três meses para se degradar completamente na natureza, sem poluir, naturalmente.
O novo manequim feito de BPlast foi apresentado como parte do Green Carpet Challenge, um evento anual da Eco-Age em parceria com o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e o Conselho Britânico de Moda.
Para celebrar o lançamento, foi organizada uma incrível exposição de alta costura onde os eco-manequins usavam criações dos estilistas Hubert de Givenchy, John Galliano e Alexander McQueen fornecidos pelo e-commerce William Vintage que só comercializa vestuário vintage e assinado (um luxo!).
Sobre o Green Carpet Challenge eu vou falar em outro post porque vale muito a pena, foi um show de exibitécnica, exposição de produtos, além dos incríveis manequins BPlast da Bonaveri e os vestidos grifados deusos, é claro. Deixo aqui para vocês o vídeo de lançamento do eco-manequim.