Não levou mais do que um momento para que elas se tornassem o objeto de desejo de todo o mundo da moda. No instante em que pisaram na passarela do desfile do Outono 2017 de Saint Laurent, em janeiro, elas imediatamente se tornaram “Insta-bites”, ou seja, em apenas algumas horas, as botas desestruturadas, acima dos joelhos e cobertas de cristais da grife francesa, inundaram os feeds das redes sociais.
Iniciava aí a trajetória do item de moda mais desejado do ano. Estamos no início de 2018, mas não há dúvida que a grande estrela da segunda coleção do estilista Anthony Vaccarello para a Saint Laurent é esse modelo, coberto por 3000 cristais Swarovski.
Quem lembra que eu filmei essa bota na vitrine da Bergdorf Goodman, essa que você vê na capa desse post e postei no meu perfil no Instagram? E mais, há apenas alguns dias, a própria Bergdorf Goodman, uma das lojas de departamento mais sofisticadas – e caras – do varejo Nova Iorquino, postou em suas redes sociais que a “bota discoteca” continua entre os “Top Five” de vendas de seu quarto andar, onde localizam-se os calçados de luxo.
De fato, o varejo de luxo em todo o mundo, continua descrevendo as “glitter boots” da YSL como as “botas do ano” e elas são mesmo um fenômeno de vendas. Além de uma excelente oportunidade para conhecer como acontece esse ciclo de vida do produto: das passarelas para a vitrine, finalizando na casa do consumidor.
Após o desfile de Saint Laurent em janeiro, a wish list daqueles que estavam esperando para adquirir um par das cobiçadas botas Niki (esse é o nome do modelo) começou a crescer exponencialmente. Meros mortais tem que esperar, pelo menos, seis meses após o desfile para que o item chegue ao ponto de venda, para então compra-lo. Mas isso não se aplica, obviamente, às celebridades, pois elas são parte do ciclo de lançamento do produto.
Efeito “RIRI”
E a primeira famosa que teve o privilégio de usar um par de “Nikies”, antes de qualquer outra, foi a cantora Rihanna, em março. No início do verão, Celine Dion também às adicionou à sua infinita coleção de maravilhosos pares de sapatos. Para ajudar, a Vogue americana e a Vogue Japão colocaram as desejadas botas em seus editoriais e, além disso, a modelo (e parte do famoso clã Kardashian) Kendall Jenner, exibiu as suas “disco boots” na festa de seu aniversário de 22 anos, logo depois.
Quando finalmente as famosas botas chegaram à loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Nova Iorque, uma vitrine foi especialmente dedicada às “Niki boots” e o mesmo aconteceu com a Saks Fifth Avenue. Ambas já tinham extensas listas de espera para o produto e ele se esgotou rapidamente.
Após os produtos de outono serem disponibilizados para a venda nas lojas, acontecem os desfiles da Primavera 2018 em setembro e este ano, a despeito do calor do verão no Hemisfério Norte, tudo que se viu nas primeiras filas e nas fotos de street style, eram as blogueiras, influencers e editoras de moda, usando as reluzentes botas Saint Laurent.
Na etiqueta: U$10.000
Foi a confirmação, agora para todas as consumidoras (e não só as do universo da moda) de que as “glitter boots” da YSL eram a bola da vez para ser cool. Com a superexposição das botas durante as Semanas de Moda, o resultado foi, mais uma vez, produtos faltando até mesmo nas vitrines das lojas Saint Laurent, enquanto milhões de fotos das “privilegiadas” desconhecidas, que conseguiram comprar seu par, lotaram o Instagram.
Para o mês de dezembro, varejo e marca não deixariam de capitalizar no Natal e, mesmo ao preço de 10 000 dólares, as “Saint Laurent’s Niki Crystal Embellished Boots”, ganharam novamente as vitrines e, ao que tudo indica, fecharão seu ciclo de vida (e de vendas) em 2017 em grande estilo.