Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o que é preciso para medir a amplitude da criatividade por trás de algumas das vitrines de moda mais arrojadas do mundo? Graças à base de dados mundial de vitrines WindowsWear, temos a resposta.
No mês de fevereiro, no nightclub 1 OAK de Nova York, 400 dos profissionais mais talentosos que trabalham no Visual Merchandising e na moda, reuniram-se para comemorar o 5th Annual Fashion Window Display Awards. O 5º Prêmio Anual de Vitrines de Moda é um evento que a WindowsWear promove todos os anos para homenagear as melhores e mais extraordinárias vitrines de moda do mundo.
Os indicados foram escolhidos ao redor do globo e incluíram as equipes de VM de marcas como Giorgio Armani, Calvin Klein, Gucci e Louis Vuitton, além de lojas de departamento líderes como Saks Fifth Avenue, Harrods e Bergdorf Goodman.
As Melhores Vitrines do Mundo
Houve 40 vencedores em diversas categorias como composição, cor, temporada, cidade, entre outros critérios. Aqui você confere a minha seleção dos 10 projetos mais inovadores de 2016.
1- Gucci: a grande vencedora da noite, levou o primeiro lugar em “Melhor Composição” e “Melhor Vitrine Rosa”. Se você leu minha coluna passada, sobre a influência dessa nuance de rosa no varejo atualmente, vai entender perfeitamente sobre a escolha dos jurados.
2- DVF: a reprodução de uma antiga carta de Diana Vreeland, então Editora-Chefe da Vogue americana, para Diane von Fürstenberg, foi a maneira mais perfeita de celebrar o 100º aniversário da icônica revista. A vitrine, em marcante tom rosa, venceu na categoria “Melhor Vitrine sobre Evento Especial”.
3- Harrods: vencedora na categoria “Melhor Homenagem a Londres”, a irreverente (e rosada) vitrine da sofisticada loja de departamentos. Fez referência à dois ícones da capital inglesa: as características cabines telefônicas e Alexander McQueen.
4- Coach: outra vencedora na categoria “cidade”, a Coach elevou impecavelmente o metrô, tão familiar aos nova-iorquinos. Em um autêntico tributo à Big Apple e levou o prêmio de “Melhor Homenagem a Nova Iorque”.
5- Marc Jacobs: esta vitrine também concorreu na categoria “Melhor Vitrine Rosa”. Perdeu para a Gucci no quesito “cor”, mas venceu como “Melhor Vitrine Feminina”. Um projeto jovem, provocador e divertido, bem alinhado ao perfil da marca
6- Louis Vuitton: o manequim metálico futurista da vitrine da tradicional grife francesa não era apenas um ponto focal. Mas um acessório individual para reforçar o bom gosto e a engenhosidade da marca. Levou o prêmio de “Melhor Vitrine com Manequim”.
7- Bergdorf Goodman: a luxuosa loja de departamentos americana transportou os espectadores a uma paisagem de glamour selvagem. Composição rica nos detalhes e nas texturas com essa extraordinária vitrine, vencendo na categoria de “Melhor Vitrine Verde”.
8- Club Monaco: essa maravilhosa vitrine evoca duas características da marca, o estilo clean e sartorial. Enquanto o painel de texturas atrás, reproduz um jardim de aparência tão aparada e perfeita como os looks da grife. Derrotou a Diesel e ficou com o prêmio de “Melhor Vitrine Masculina”.
9- Saks Fifth Avenue: as lojas de departamento costumam investir muito em datas comemorativas e a Saks não mediu esforços para “assombrar” no VM. Venceu como “Melhor Vitrine de Halloween” com uma proposta nada óbvia para expor a alta costura de Marc Jacobs.
10- Saks Fifth Avenue: outro prêmio para a talentosa equipe de Visual Merchandising da Saks. Que levou para casa o prêmio de “Melhor Vitrine Roxa”. Pensando no tema a partir do look de Carolina Herrera que seria exposto na vitrine.
Liziane é arquiteta, especialista em Visual Merchandising. Estudou Arquitetura no renomado Politecnico di Milano, em Milão, fez estágio na Moskvyarchitektura em Moscow e, de volta à Itália, ingressou no VM da la Rinascente, a mais prestigiosa rede de lojas de departamentos italiana. Iniciava ali uma trajetória de sucesso na Europa que duraria mais de uma década, com base em Milão, e que resultou em projetos para os pontos de venda de alguns dos mais famosos nomes da moda internacional como Prada, Miu Miu, Versace, Gucci, Giorgio Armani, La Perla, Kenzo, entre outros.